Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

10. Aspectos Político-Administrativos

Beatriz Barros, Beatriz Correia, Edson Gonzalez e Vanessa Silva

Relatório de São Luiz do Paraitinga
Prédio anexo da sede da prefeitura. Danilo José Toledo



     A vida política da pequena cidade de São Luiz do Paraitinga, não é muito distinta das demais cidades de nosso estado paulistano. Porém, tornam-se evidentes fatos em particular, detalhes característicos da cultura deste povo que em outras cidades não encontramos. Ao adentrarmos a pequena cidade, notamos um céu mais colorido, casas mais coloridas, vidas mais coloridas e isso não é somente em tempos de campanha partidárias políticas, mas no cotidiano deste povo incrível. Uma das coisas mais notáveis desta época política são as grandes bandeiras hasteadas nas casas, ostentando a cor do partido escolhido por aquela determinada família. Isso é um detalhe pouco notado nas cidades. A política faz parte da vida do povo luizense.
     Este relatório se deterá na vida política e na administração da cidade, deste modo o foco da pesquisa se encontra nos locais e chefias públicas, tais como prédios municipais e culturais. 


10.1 Organização administrativa da Prefeitura

A atual prefeitura, embora esteja ocupando um prédio novo, tem mais característica de um lugar improvisado do que definitivo, visto que a vida do povo mudou depois da enchente do rio Paraitinga.
    Sem dúvida, esta pesquisa foi muito bem sucedida graças ao bom acolhimento dos funcionários públicos, que mesmo com a típica agitação da campanha, esclareceram muitas dúvidas. Uma das assessoras da atual prefeitura de São Luiz explicou que o desenvolvimento do trabalho municipal não se utiliza de secretarias mais sim de departamentos, que, no entanto desenvolvendo desta forma a mesma função, seguindo um protocolo um tanto quanto diversificado. A saber, os departamentos são estes:

     Os departamentos organizam a prefeitura como um todo. A grande maioria da população luisense mora na parte rural, residindo aproximadamente três mil no coração da cidade. Cada departamento desenvolve de forma livre sua função, seguindo um plano de desenvolvimento seja urbano ou rural, tendo acompanhamento direto do gabinete do prefeito.


10.2 Composição do orçamento municipal



São Luiz conta com recursos do Dade( Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias ).Organizada pelo governador Geraldo Alckmin em primeiro de janeiro de 2011, por intermédio do decreto 56.638, a Secretaria de Turismo dispõe em sua estrutura básica do DADE, que, atualmente congrega 67 municípios denominados estâncias, entre balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas. Foi criado pela Lei nº 6.470, em junho de 1989 para, entre outras atribuições, transferir recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como estâncias.
Os recursos dos convênios que essas cidades celebram com o DADE provêm do Fundo de Melhoria das Estâncias, que é mencionado no artigo 146 da Constituição do Estado de São Paulo e funciona de acordo com a lei 7.862/1992.
A receita que o Fundo disponibiliza para os municípios é composta pela somatória dos Impostos Municipais de todas as estâncias por meio da apresentação de seu DREMU (Declaração de Receita Tributária Própria Municipal). Há também uma dotação oriunda do Governo do Estado no próprio Plano Plurianual. O orçamento que é disponibilizado para cada cidade, anualmente, também varia de acordo com a participação do próprio município na composição do Fundo de Melhoria das Estâncias.
Convênios
A verba do DADE é um recurso que está disponível para cada estância no orçamento do Estado todos os anos. E, para recebê-lo, a Prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados, ou seja, aonde a verba será aplicada.
Esses objetos são apresentados primeiramente ao Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias, por meio de planos de trabalho. Quando o Conselho aprova os objetos, a Prefeitura desenvolve um projeto para cada um deles, explicando detalhadamente como será utilizada a verba que receber do DADE. O departamento então analisa tecnicamente cada projeto e os aprova quando estiverem de acordo com as normas. Depois da aprovação dos projetos, os convênios entre município e DADE, são assinados, pelo prefeito e pelo secretário de Turismo do Estado. A partir daí, os recursos começam a ser liberados.

Vale ressaltar que o secretário Márcio França, ao assumir a chefia da Pasta, comprometeu-se a dar mais agilidade na liberação de recursos do Departamento aos municípios. “Todos os objetos apresentados pelas estâncias para a verba de R$ 220,8 milhões para 2011 já foram aprovados pelo COC (Conselho de Orientação E Controle). Agora, estamos aguardando o encaminhamento dos projetos das Prefeituras, que serão aprovados em 60 dias. Após a aprovação dos projetos, a verba começa a ser liberada”, finalizou França. 









Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga

Estado de São Paulo

LEI NÚMERO 1485 DE 23 DE NOVEMBRO DE 2011
ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DA
ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO LUIZ DO
PARAITINGA – ESTADO DE SÃO PAULO - PARA
O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012.


ANA LÚCIA BILARD SICHERLE PREFEITA MUNICIPAL
DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA, ESTADO DE SÃO PAULO, USANDO DE SUAS


ATRIBUIÇÕES LEGAIS, FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E ELA SANCIONA E
PROMULGA A SEGUINTE LEI:

ART. 1° - O ORÇAMENTO GERAL PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012 DA
ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA - ESTADO DE SÃO PAULO, DISCRIMINADO PELOS ANEXOS INTEGRANTES DESTA LEI, ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA EM R$27.267.000,00 (VINTE E SETE MILHÕES, DUZENTOS E SESSENTA E SETE MIL REAIS).

ART. 2° - O ORÇAMENTO DA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE
SÃO LUIZ DO PARAITINGA PARA EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012 ESTIMA A RECEITA EM R$
27.267.000,00 (VINTE E SETE MILHÕES, DUZENTOS E SESSENTA E SETE MIL REAIS) E FIXA A DESPESA DA SEGUINTE FORMA:
_ PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA EM R$
26.259.000,00 (VINTE E SEIS MILHÕES, DUZENTOS E CINQUENTA E NOVE MIL REAIS);
_ CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA EM R$
1.008.000,00 (HUM MILHÃO E OITO MIL REAIS).

ART. 3° - A RECEITA SERÁ REALIZADA MEDIANTE A ARRECADAÇÃO DOS TRIBUTOS,
RENDAS, SUPRIMENTOS E OUTRAS RECEITAS CORRENTES E DE CAPITAL, NA FORMA DA
LEGISLAÇÃO EM VIGOR E DAS ESPECIFICAÇÕES CONSTANTES DOS ANEXOS DA RECEITA,
CONFORME LEI 4.320/64 E PORTARIAS ATUALIZADORAS E MODIFICATIVAS, DE ACORDO COM O
SEGUINTE DESDOBRAMENTO:


RECEITA ESTIMADA 27.267.000,00
RECEITAS CORRENTES 26.317.000,00
RECEITA TRIBUTÁRIA 3.061.000,00
RECEITA PATRIMONIAL 294.800,00
TRANSFERÊNCIAS CORRENTES 24.855.300,00
MENOS – DEDUÇÕES PARA O FUNDEB (3.144.800,00)
OUTRAS RECEITAS CORRENTES 250.700,00
RECEITAS DE CAPITAL 1.950.000,00
TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL 1.950.000,00


ART. 4° - A DESPESA DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO SERÁ REALIZADA NA
FORMA DOS QUADROS ANALÍTICOS CONSTANTES DOS ANEXOS DE DESPESA INTEGRANTES DA
PRESENTE LEI, CONFORME O QUE DISPÕE A LEI 4.320/64 E PORTARIAS ATUALIZADORAS E
MODIFICATIVAS - SOF E STN - SOB OS SEGUINTES DESDOBRAMENTOS:

1) POR CATEGORIAS ECONÔMICAS, SEGUNDO A NATUREZA
TOTAL DA DESPESA FIXADA 27.267.000,00
DESPESAS CORRENTES 23.779.200,00
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS 13.006.500,00
OUTRAS DESPESAS CORRENTES 10.772.700,00
DESPESAS DE CAPITAL 3.187.800,00
INVESTIMENTOS 3.117.800,00
AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA 70.000,00
RESERVA DE CONTINGÊNCIA 300.000,00

2) POR ÓRGÃO DE GOVERNO
DESPESA FIXADA 27.267.000,00
DESPESA FIXADA - PREFEITURA 26.259.000,00
GABINETE DO PREFEITO 381.400,00
SERVIÇOS DE ADMINISTRAÇÃO 1.720.000,00
SERVIÇOS DE FINANÇAS 745.500,00
SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO E CULTURA 10.376.300,00
SERVIÇOS DE SAÚDE E SANEAMENTO 4.379.000,00
SERVIÇOS DE PROMOÇÃO SOCIAL 935.300,00
SERVIÇOS DE ESTRADAS DE RODAGEM 1.470.000,00
SERVIÇOS MUNICIPAIS 3.141.500,00
SERVIÇOS DE AGRICULTURA 245.000,00
SERVIÇOS DE TURISMO 2.375.000,00
SERVIÇOS DE ESPORTES E RECREAÇÃO 190.000,00
RESERVA DE CONTINGÊNCIA 300.000,00
DESPESA FIXADA - CÂMARA 1.008.000,00
CÂMARA MUNICIPAL 1.008.000,00

3) POR FUNÇÕES
LEGISLATIVA 1.008.000,00
ADMINISTRAÇÃO 2.815.500,00
DEFESA NACIONAL 31.400,00
ASSISTÊNCIA SOCIAL 935.300,00
SAÚDE 4.379.000,00
EDUCAÇÃO E CULTURA 10.376.300,00
URBANISMO 3.046.500,00
HABITAÇÃO 95.000,00
AGRICULTURA 245.000,00
COMÉRCIO E SERVIÇOS 2.375.000,00
TRANSPORTE 1.470.000,00
DESPORTO E LAZER 190.000,00
RESERVA DE CONTINGÊNCIA 300.000,00

TOTAL DA DESPESA 27.267.000,00





ART. 5° - OS RECURSOS DA RESERVA DE CONTINGÊNCIA, NOS TERMOS DO
DISPOSTO NA LEI COMPLEMENTAR 101/2000, SERÃO DESTINADOS AO ATENDIMENTO DE
PASSIVOS CONTINGENTES E OUTROS RISCOS E EVENTOS FISCAIS IMPREVISTOS, E PARA
OBTENÇÃO DO RESULTADO PRIMÁRIO.


ep§ 1º - OS RECURSOS QUE, EM DECORRÊNCIA DE VETO OU EMENDA FICAREM SEM
DESPESAS CORRESPONDENTES, PODERÃO SER UTILIZADOS PARA ABERTURA DE CRÉDITOS
ESPECIAIS OU SUPLEMENTARES, MEDIANTE PRÉVIA AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA.

§ 2º - CONFORME DISPÕE A LEI COMPLEMENTAR 101/2000, ENTENDE-SE COMO
OUTROS RISCOS E EVENTOS FISCAIS IMPREVISTOSAS DESPESAS DIRETAMENTE RELACIONADAS
AO FUNCIONAMENTO E MANUTENÇÃO DE CADA UMA DAS UNIDADES GESTORAS NÃO ORÇADAS OU
ORÇADAS A MENOR NO ORÇAMENTO.

ART. 6° - FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A PROCEDER À ABERTURA DE
CRÉDITOS SUPLEMENTARES À CONTA DE RECURSOS PROVENIENTES DE ARRECADAÇÃO DE
CONVÊNIOS NÃO PREVISTOS NA RECEITA ORÇAMENTÁRIA, DESDE QUE SEJAM SUBMETIDOS À
PRÉVIA DELIBERAÇÃO E APROVAÇÃO LESGISLATIVA, BRM COMO RESPEITADOS OS OBJETIVOS E
METAS DA PROGRAMAÇÃO DO CONVÊNIO, OS PROGRAMADOS POR ESTA LEI E PELA LEI DE
DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS.
PARÁGRAFO ÚNICO - OS RECURSOS ORIUNDOS DE CONVÊNIOS NÃO PREVISTOS NO
ORÇAMENTO, OU O SEU EXCESSO, PODERÃO SER UTILIZADOS COMO FONTES DE RECURSOS PARA
ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS, DESDE QUE SUBMETIDOS À PRÉVIA DELIBERAÇÃO E
APROVAÇÃO LEGISLATIVA.

ART. 7° - FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A FIRMAR CONVÊNIOS COM
ÓRGÃOS DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL, DIRETAMENTE OU ATRAVÉS DE SEUS ÓRGÃOS
DE ADMINISTRAÇÃO DIRETA OU INDIRETA, DESDE QUE SUBMETIDOS À PRÉVIA DELIBERAÇÃO E
APROVAÇÃO LEGISLATIVA.
PARÁGRAFO ÚNICO: COMPROVADO O INTERESSE PÚBLICO, E MEDIANTE CONVÊNIO,
AJUSTE OU ACORDO, O EXECUTIVO MUNICIPAL PODERÁ ASSUMIR ENCARGOS DE COMPETÊNCIA
DE OUTROS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DESDE QUE SUBMETIDOS À PRÉVIA
DELIBERAÇÃO E APROVAÇÃO LEGISLATIVA.

ART. 8° - NOS TERMOS DO DISPOSTO NA LEI COMPLEMENTAR 101/2000, A
CONCESSÃO DE AUXÍLIOS, CONTRIBUIÇÕES E SUBVENÇÕES SOMENTE SERÁ REALIZADA A
ENTIDADES ASSISTENCIAIS, CULTURAIS, EDUCACIONAIS OU DE SAÚDE, SEM FINS LUCRATIVOS;
DEVERÁ SER AUTORIZADA POR LEI ESPECÍFICA, E ATENDER AS NORMAS LEGAIS DE PRESTAÇÃO DE
CONTAS E DESTINAÇÃO DO PATRIMÔNIO.

ART. 9° - NOS TERMOS DA LEI COMPLEMENTAR 101/2000, NÃO EXISTE PREVISÃO
ORÇAMENTÁRIA DE CONCESSÃO DE INCENTIVO OU BENEFICIO DE NATUREZA TRIBUTÁRIA, DA
QUAL DECORRA RENÚNCIA DE RECEITAS DE QUALQUER TIPO.
ART. 10 - FICAM CONVALIDADAS AS ALTERAÇÕES DOS PROGRAMAS, INDICADORES,
METAS E AÇÕES REALIZADAS NO PLANO PLURIANUAL - PPA, E NA LEI DE DIRETRIZES
ORÇAMENTÁRIAS – LDO, UTILIZADOS PARA A ELABORAÇÃO DA PRESENTE PEÇA ORÇAMENTÁRIA.

ART. 11 - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR A PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2012, REVOGADAS
AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.



LEGISLAÇÃO
ARTIGOS:
156, I, II, III, E IV
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 158, I-B, II, III, IV, § 25, II
159, § 3°
LEI FEDERAL 5.172/66 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
ESTATUIU NORMAS GERAIS DE DIREITO
LEI FEDERAL 4.320/64 FINANCEIRO PARA ELABORAÇÃO E
CONTROLE DOS ORÇAMENTOS E
BALANÇOS.
ESTABELECEU NORMAS DE FINANÇAS
LEI COMPLEMENTAR 101/2000 PÚBLICAS VOLTADAS PARA A RESPON
SABILIDADE NA GESTÃO FISCAL.
LEI 9.424/96 FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO
ENSINO FUNDAMEN TAL E DE VALORIZAÇÃO DO
MAGISTÉRIO.
CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL.
LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.
PORTARIAS DA SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL.
PORTARIAS DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO.
SISTEMA AUDESP DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO.





RELAÇÃO DE ENTIDADES ELENCADAS PARA RECEBIMENTO DE
AUXILIOS E SUBVENÇÕES NO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2012.

ARTIGO 26 DA LEI COMPLEMENTAR 101/2000
¨ ENTIDADE - SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA
¨ RECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – CASA DA CRIANÇA MARIA DE NAZARÉ
¨ RECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – VILA DE SÃO VICENTE DE PAULA
¨ RECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – FANFARRA MONSENHOR IGNACIO GIOIA
¨ RECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – ASSOCIAÇÃO CAVALHADA DE SÃO PEDRO DE CATUÇABA
¨ RECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – ASSOCIAÇÃO FILANTRÓPICA SÃO RAFAEL
¨ RECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – CORPORAÇÃO MUSICAL SÃO LUIS DE TOLOSA
¨ RECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – ASSOCIAÇÃO LUIZENSE PROTETORA DOS ANIMAIS
¨ RECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO DO ALTO DO CRUZEIRO
¨ RECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – COMUNIDADE DAS ÁGUAS CLARAS.
¨ RECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – ASSOCIAÇÃO NOVO TEMPO.
¨ R ECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – PROJETO PIMENTINHAS.
¨ R ECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – ASSOCIAÇÃO DE AÇÃO CULTURAL
¨ R ECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.
¨ ENTIDADE – IES – INSTITUTO ELPÍDIO DOS SANTOS.
¨ R ECURSOS: PRÓPRIOS DA MUNICIPALIDADE E RECEBIDOS DE CONVÊNIOS.




10.3 Composição política do Governo
     Dentro da parte política encontra-se a Câmara Municipal, obtendo nove vereadores, regida pela lei orgânica, tendo como presidente ilustríssimo senhor Antonio Galvão Salles, que já executa o mandato de vereador por vinte e seis anos. As seções da Câmara Municipal são realizadas as 2ª terças e 4ª terças de cada mês, sem contar com as extraordinárias; que por motivos maiores tem sido mais freqüente que as ordinárias. Mediante esta realidade a administração da cidade não passa por maiores percalços quando fatídico fato da enchente ocorreu no final do ano de 2010; a Câmara Municipal com todos os vereadores uniram-se a prefeitura e trataram com urgência todas as seções que destacariam assuntos à catástrofe.
     Desta forma a relação entre prefeito e vereadores tornou-se intrínseca. A atual prefeita conta com grande posição junto aos senhores vereadores. Tendo sido relatado por um dos funcionários da Câmara que a oposição às propostas da prefeita não são tão incisivas, tornando as relações mais fáceis.
10.4 Eleições 2012- Candidatos Eleitos 

Prefeito


  • 8.486
  • 8.062 (95,00%)
  • 149 (1,76%)
  • 275 (3,24%)
  • 1.178 (12,19%
Vereadores


NIVALDO MEDEIROS · PR · eleito
3,85%
315
MARCELO TOLEDO · PT · eleito
3,67%
300
VANDERSON VIRGILIO DO NSA · PDT · eleito
3,65%
298
PROFESSORA EDILENE · PT · eleito
3,51%
287
MARQUINHO DA SANTA CASA · PP · eleito
3,23%
264
VALTER ALEMÃO · PSD · eleito
2,89%
236
ROBERTO DAMAZIO · PPS · eleito
2,81%
230
ALEMÃO DE CATUÇABA · PR · eleito
1,98%
162
JAIRO POMPOM · PPS · eleito
1,79%
146


10.5 População total

A população de São Luiz é estimada em 10.689 habitantes, no ano de 2004. 




http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=355000
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/apuracao/sao-luiz-do-paraitinga.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário